23 de jun. de 2013

Usar fontes sem instalar

Olá povo! \o/

Já perceberam como o layout dos blogs de hoje estão cada vez mais modernos? Eu fico babando em cada um que vejo! Algumas pessoas não gostam de blogs estilo Tumblr, mas eu adoro. Gosto principalmente daqueles blogs com duas cores combinando e com coisas que não tenho ideia de como se faz para fazer :D

Hoje finalmente pude escrever um tutorial que prometi várias vezes há muito tempo. Estou deixando para fazer dois trabalhos só por causa desse tutorial (não tem problema já que são para quarta-feira). Hoje vou ensinar a usar fontes sem instalar.

Acho que todo mundo sabe que fontes pesam o computador, quanto mais fontes instaladas, mais pesado o computador fica. Para quem faz edições isso começa a ser um saco, já que a cada imagem/template/edição/etc. uma fonte diferente tem que ser usada. Usar as fontes sem instalar é ótimo para evitar que o computador fique pesado. 
Vamos ao tutorial:

1-Faça o Download do programa Font Viewer clicando no link abaixo.


2- Depois de baixar, extraia o arquivo usando o winrar e clique no ícone do programa. (Chama-se Font Viewer e tem um "FV" enorme). Essa tela vai aparecer:



3- Repare que a janela mostra as fontes instaladas. Clique na aba "not installed fonts" e procure pelo local onde você salva suas fontes.


4- A janela localizada no lado direito mostra um preview da fonte. A janela do meio o nome da fonte e a da esquerda o local das fontes. 
Depois de clicar na fonte desejada, abra o programa que você deseja usar a fonte. (Pode ser word, Photoshop, Photoscape, etc.).

5- Na hora de escolher a fonte que você deseja usar, procure pela fonte que está aberta no programa. Ela vai aparecer lá;

Instalar Temporariamente:


Alguns programas de edições necessitam que a fonte seja visualizada antes de abrir o programa. Ou seja, se você abrir o Font Viewer com o programa já aberto, a fonte não vai aparecer. Caso isso aconteça e você não quer fechar o programa e abrir de novo, a opção de instalar a fonte temporariamente facilita as coisas.


Instalar temporariamente é quase a mesma coisa que instalar do modo normal, a diferença é que você pode desinstalar a fonte de um modo muito mais fácil. Para desinstalar basta ir em Fonts > Uninstall temporarily installed fonts.



O programa é, como o nome já diz, um visualizador de fontes, na aba de fontes instaladas você pode ver quantas fontes estão instaladas no computador, a categoria de cada uma, nome, preview, etc. Dá até para mudar a cor do preview, ver a fonte no itálico, negrito e caracteres especiais. Resumindo, o programa tem um monte de funções e é indispensável para quem está sempre usando fontes baixadas em alguma coisa :)


Espero que tenham gostado do tutorial!


Meus querides! Caso vocês gostem desse blog e queiram continuar me acompanhando, eu ainda escrevo, mas em outro blog. Não posto apenas tutoriais, mas continuo escrevendo e falando de vários assuntos, inclusive a blogosfera. Caso queira visitar (sério ótimo uma visita): clique aqui para ir ao blog Serenar

13 comentários:

  1. Adoreii, realmente meu PC está super pesado vou tentar fazer esse tuto!
    Mil Beijocas <3
    fofurices-garota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei! Eu sempre baixo aquele monte de fontes e no fim o computador ficar super pesado u.u
    Vou tentar fazer dessa maneira, vai me ajudar com certeza ^^
    Beijos | Empire Explosion ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu PC ta super pesado por causa disso, mas agora já deletei bastante fontes ^^

      Excluir
  3. Não sabia que dava pra fazer isso... '-'

    controversias-blog.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  4. Aaah, que perfeito esse tutorial, tenho umas 500 fontes instaladas no meu pc, e pesa muito!
    Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu saía instalando tudo, agora fica mais fácil com o programa ^^

      Excluir
  5. Muito Utíl .
    little-worldoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nao gostei das letras que o programa oferece

    ResponderExcluir

Seja educado, não use palavras ofensivas ou de baixo calão;
Comente algo relacionado ao post, para outros assuntos use a ask;
Obrigada e volte sempre!