20 de out. de 2012

9 Dicas para ter um bom blog

Dicas para um bom blog

Ao longo dos meses que estou na blogosfera, fui aprendendo muitas coisas. Meus três blogs (eu tive um terceiro, que excluí) me ensinaram bastante e acho que devo começar a repassar o que aprendi. Talvez as dicas não sejam tão boas para os mais experientes na blogosfera, mas as dicas vão ser úteis para os principiantes. Já vou avisando que o post é grande, e se você tem preguiça de ler, saia da blogosfera!
Como ter um bom blog


1) O Design - "As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental". Quem nunca ouviu essa frase? Quem disse isso foi Vinicius de Moraes, claro que a frase não tem nada a ver com blogs, mas serve para eles também. A beleza de um blog é fundamental. Não adianta querer ter um blog super bacana se o Design dele for feio: muitos Gadgets, gifs animados, cores fortes ou muito escuras, blog "carnaval", ou muito bagunçado. Se você não sabe fazer um Template, procure alguns Templates Free na internet, existem muitos Templates legais por aí. Caso não encontre um que te agrade, procure alguém que faça por encomenda, algumas pessoas fazem de graça! Ou você pode preferir pagar um profissional para que ele saia do seu jeitinho. Caso não tenha grana, não encontre um Template legal, use um padrão do blogger mesmo, eles não são tão feios, e alguns ficam até fofos em determinado blog. Se nenhuma das opções te agrada, e você teima em fazer você mesmo seu layout, vou deixar algumas dicas: 

  • Use cores que tenham harmonia. Não use cores nem tão fortes e nem tão escuras, procure sempre deixar o plano de fundo da postagem na cor branca, com a fonte preta. Fundo escuro com cor clara cansa a vista e dá dor de cabeça! 
  • Cuidado com os planos de fundo! Plano de fundo em gif, ilusão de ótica ou que destaca demais faz a pessoa perder a concentração no que está lendo. Dê preferencia aos clarinhos ou aos planos de fundo simples.
  • Não coloque muitos gifs. Gifs animados são pesados, e fazem o blog demorar a carregar. Ninguém tem paciência para esperar muito tempo para um blog carregar, se 5 segundos de anuncio no YouTube são irritantes, imagina esperar 1 minuto para um blog carregar? Analise o tempo de carregamento do seu blog e veja se ele demora muito , se demorar (mais de 5 segundos em uma internet de modem) mude algumas coisas nele. 
Dicas para ter um bom blog

2) O Conteúdo - Se a beleza é fundamental, o conteúdo não deixa de ser o mesmo. Assim como nas relações, não adianta ser bonito, se for vazio. Uma hora o encanto pela beleza passa, e se faltar conteúdo, a pessoa deixa de ser interessante. Assim também é  um blog. Você pode até se encantar com o Design do blog, mas se não tiver um conteúdo legal, uma hora o blog fica chato. Talvez você esteja se perguntando, como ter um bom conteúdo? Simples, fale sobre algo que você entenda. Eu já vi muita gente que teima em criar um blog sobre assuntos que não entendem bulhufas. Resultado: blogs sendo fechados/excluidos e muitos furos por não saber do que está falando. Se você não entende de moda, não tente falar sobre isso só porque todos os blogs falam, o mesmo vale para livros, tutoriais, filmes, goodies, jogos e etc. Fale sobre aquilo que entende, se não entende de nada, não fale!

  • Imagine você com um blog sobre moda, mas não entende nada do assunto. Um leitor pergunta como combinar determinadas roupas, ou pede um post sobre isso, mas você não entende nada do assunto, então, o que você faz? Deixa seu leitor no vácuo? Escreve sem saber do que está falando?
  • Caso não tenha ideia sobre o que postar em um blog, procure ler livros, revistas, ver filmes, etc. Tente falar sobre algo diferente, algo que você goste. E mesmo que você tenha um blog voltado a determinado assunto, procure falar sobre algo diferente, pelo menos uma vez por semana. Faça uma coluna semanal com assuntos variados, pode até ser uma novela. Vale qualquer coisa, só não vale ficar na mesmice.
  • Caso não tenha ideia do que vai falar no blog, pense um pouco mais. Talvez um blog não seja a coisa certa para você. Existem muitas redes sociais mais abertas e tão divertidas quanto um blog. Você pode criar um Tumblr, um Facebook, um Twitter, existem várias opções, basta escolher aquela que é adequada a você.

Dicas para ter um bom blog

3) Não faça plágio - Se você perguntar para 200 blogueiros o que eles mais odeiam na blogosfera, 99% vai dizer que é plágio. Não estou exagerando, plágio é uma das coisas mais detestadas na blogosfera, e não é por menos, ninguém gosta de ver seu conteúdo copiado em outro blog. Se você plagiar um blog, além de fazer inimizade com o blogueiro, vai queimar sua imagem e a do seu blog. Conheço casos de blogueiros que plagiaram, pediram desculpas e voltaram atrás, mas não conseguiram se recuperar do prejuízo. A maioria acaba fechando o blog. Sem contar que (dizem) você pode acabar sendo processado por plágio! Procure sempre postar algo original, e se for colocar alguma coisa de outro blog/site, peça permissão ao dono e coloque os devidos créditos. Atenção: se o dono não permitir que você copie um post dele, não copie, pois ele pode te denunciar para o serviço de ajuda do Google

  • Antes de plagiar, pense no blogueiro por trás do computador e como ele vai ficar triste ao ver seu blog plagiado. "Não faça aos outros aquilo que não quer que te façam".
  • Se você for plagiado, tente resolver primeiro a situação conversando com o blogueiro. não faça escândalos, se o blogueiro não aceitar remover seu conteúdo do blog dele, denuncie.


4) Deixe a preguiça de lado - Eu disse no inicio do post que, caso tenha preguiça de ler, saia da blogosfera. Agora vou explicar porque. Ter preguiça de ler e criar um blog é uma das coisas mais idiotas que uma pessoa pode fazer. Quase tudo na blogosfera está relacionada a leitura/escrita. Se você tem preguiça de ler ou de escrever (no caso, digitar), procure outra rede social, como o YouTube, onde tudo lá é vídeo. E é claro, para ter um blog conhecido, é preciso deixar a preguiça de lado e gastar um tempo em divulgação e coisas do tipo. Mas nada de "seguindo, segue de volta?" ein!

  • Reserve um tempo para cuidar do seu blog. Pode ser apenas uma hora. Mas use esse tempo para o seu blog, tente divulgar, corrigir erros, procurar coisas legais. Invista no blog!
  • Sempre retribua os comentários. Sempre que alguém comentar no seu blog, comente no blog da pessoa também, por mais chato que seja. A pessoa comentou no seu blog, perdeu tempo de vida dela lendo seu post, o minimo que você pode fazer para agradecer é comentar no blog dela de volta. Mas um comentário decente ein! Leia pelo menos parte do post.

5) Invista em parcerias - Outra maneira fácil de tornar seu blog conhecido é fazendo parceria/afiliação. Algumas pessoas se comprometem a ajudar os parceiros, seja comentando, seguindo ou até mesmo com um apoio ou uma divulgação.

  • Procure sempre fazer parcerias com blogs parecidos com o seu. Se uma pessoa gostou do seu blog e quer ver algo mais, vai procurar um parceiro. A chance de você receber visitas dos blogs parceiros com conteúdo no mesmo nicho é muito alta, diferente de parceiros de ramos "aleatórios"
  • Se você está começando agora, não tente parceria com blogs famosos ou que tenham muito tempo de vida. Além de receber um não, você vai ficar com raiva do blogueiro. Pense bem, que vantagem tem um blog com 10.000 visitas diárias fazer parceria com um que não tem nem 10? Nenhuma. Um blog pequeno não pode oferecer nada a um blog já formado. Tente fazer parcerias com blogs do mesmo tamanho que o seu.
  • Procure não girar em torno de parcerias. Quando comecei meu primeiro blog, só pensava nisso, existem coisas mais importantes. Tenha calma! Há tempo para tudo.

6) Comente - Nenhum blog é uma ilha. Não adianta querer ter muitos leitores se você não lê outros blogs. Portanto, passe a visitar blogs de outras pessoas, essa é uma maneira muito fácil de ganhar visitas e comentários. Eu me lembro que o primeiro comentário que recebi foi comentando no blog de outra pessoa, e é assim até hoje. 
Uma coisa muito legal que aprendi com uma blogueira é comentar em todos os blogs que atualizaram naquele dia. Eu sempre faço isso. As vezes pulo alguns blogs que não gosto, ou um assunto que não me interessa. Mas na maioria das vezes eu comento em todos eles, claro que eu leio antes. Alguns blogueiros, depois de um tempo, passam a gostar de você e se tornam leitores fiéis do seu blog. 

  • Antes de comentar, leia o post. Procure comentar algo construtivo sobre ele. Nada de "adorei", "muito legal" e coisas do tipo. Comente e fale algo sobre o post, a menos que não tenha o que comentar.
  • Nunca peça visitas. Comentários como "visita meu blog", mesmo que no final de um comentário construtivo dão a impressão de que você comentou apenas para ser retribuído  e ninguém gosta de ser cobrado né?
  • Deixe seu perfil visível no blog, esse é um modo muito bom das pessoas visitarem seu blog, um modo até melhor do que deixar o link do seu blog no final do comentário, pois você não corre o risco de ser banido por Spam.
  • Para conhecer novos blogs, entre em um blog que recebe muitos comentários, e vá visitando o perfil das pessoas que comentaram em algum post desse blog. Siga os blogs que você se interessar e comente nos posts que gostou. Essa é a melhor forma de ganhar espaço.

7) Fique de olho na ortografia - Ninguém merece entrar em um blog e ver mil e um erros de português. Eu pessoalmente odeio isso, e tenho certeza que muita gente também. Tá certo que as vezes a gente erra, mas alguns erros são simplesmente absurdos. Evite faltar as aulas de português, e caso você não estude mais, procure um dicionario ou um livro para melhorar sua escrita.

  • Caso você não seja bom na gramatica, procure usar um editor de texto como o Word, que tem corretor ortográfico, ele não é uma maravilha, mas é muito útil e corrige bastante coisa. Alguns navegadores também vem com o corretor ortográfico, e até o próprio blogger tem essa ferramente, basta saber usar.
  • Não abrevie palavras. A pior coisa que existe é entrar em um blog e encontrar um texto que parece ter saído do msn. Já imaginou se você entrasse aqui e lesse posts assim: "oi pessoal, vcs estaum bein? hj resolvi dar 1 dicas pra qm qer comecar a blogar" Se eu entro em um blog assim eu nunca mais volto.
  • Tente não usar emoticons. Eu sei que uso bastante emoticons nos meus posts, mas tento evitar ao máximo. Fica muito estranho e muita gente não gosta. Use somente se for inevitável.

8) Responda os leitores - Sei que a maioria das pessoas não tem tempo de responder comentários. Mas alguns casos pedem respostas, e as vezes o blogueiro não responde. Seja um contato, um comentário, uma mensagem no Twitter, qualquer coisa. 

  • Quando você responde um comentário no seu blog, a chance de uma pessoa voltar para ver o que você respondeu é bem grande, por outro lado, algumas pessoas não voltam, e se pedem alguma coisa, elas não vão ver. Procure responder perguntas no blog da pessoa, e coisas "bobas" no seu blog. Caso tenha tempo, responda nos dois.

9) Não desista! - Um blog exige tempo e paciência, nem sempre as coisas saem como nós esperamos. Então, sempre tenha paciência e não desista! Com tempo e dedicação todo blog pode ganhar um espaço na blogosfera. 


O post ficou enorme, eu sei. Mas espero que seja útil. Um beijo para quem leu tudo!





Meus querides! Caso vocês gostem desse blog e queiram continuar me acompanhando, eu ainda escrevo, mas em outro blog. Não posto apenas tutoriais, mas continuo escrevendo e falando de vários assuntos, inclusive a blogosfera. Caso queira visitar (sério ótimo uma visita): clique aqui para ir ao blog Serenar

10 comentários:

  1. Adorei, o post me ajudou muito, sim eu li tudo, e obrigada por colocar eu na afiliação, eu tb coloquei tá? Eu amo, amo esse blog!

    ResponderExcluir
  2. adorei a dicar muito boas

    ResponderExcluir
  3. Quando entro em um blog com background de gif, ou cores muito fortes saio correndo de lá, mas a pior coisa são as músicas.
    O plágio é um saco mesmo, vc tem razão 99% do blogueiros responderiam plágio, nunca fui plagiada e nem quero ser.
    Aaah os comentários, são tão importantes, eu pessoalmente adoro comentar e seguir blogs, e fico triste quando não recebo comentários em algum post. Gosto bastante tbm de responder comentários, é super importante.
    Só eu que não vou atras de parcerias? Não me importo muito com isso.
    Eu não gosto muito de entrar em blogs com o design feio, acho que a primeira coisa que me chama a atenção é a aparência e a organização do blog. E ninguém merece blogs sem conteúdo, que ficam na mesmice, como vc disse (á não ser que o seu blog for de goodies, ai é diferente).
    Mas acho que o pior de verdade, são os erros de português, dai-me paciência Jesus, ninguém merece linguagem de MSN em uma postagem, se eu entrar em um blog assim fujo na hora.
    E é como eu sempre digo, se não gosta de ler, não crie um blog.

    Kissus :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário monstro mode-on.

      Excluir
    2. suhausaushaus adorei o comentário xD

      Eu ia muito atrás de parcerias, agora não me importo mais ^^
      Blog de Goodies até que vai, mas blogs de outros nichos fica chato postar as mesmas coisas.
      Verdade, se criou um blog tem que ter pelo menos paciência pra ler ^^

      Obrigada pelo comentário Lucy ^^

      Excluir
  4. Obrigada pelas dicas, faz pouco tempo que fiz o meu blog e estou caçando dicas para melhora-lo. Ele ainda não está do jeito que eu quero, mas ta melhorando ^^
    muito lindo o seu blog, e gostei do nome também, foi o que me fez te visitar XD

    Beijos

    http://www.entrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas, super úteis. Amei as dicas sobre parcerias e sobre comentarios, muito obrigado :)

    ResponderExcluir

Seja educado, não use palavras ofensivas ou de baixo calão;
Comente algo relacionado ao post, para outros assuntos use a ask;
Obrigada e volte sempre!