21 de jan. de 2013

Limite de Upload de Imagens no Picasa + Sites para hospedar imagens

Olá Anjos!

Esse post vai ser um pouco diferente do que costumo postar por aqui. É sobre os álbuns do Picasa e sites de uploads de imagens. Acho que vocês não perceberam, mas eu faço upload das imagens do blog em outro site, não o Picasa. O Picasa é o site onde ficam hospedadas nossas imagens do blog quando fazemos Upload por aquele ícone de imagem no painel de postagens. Muita gente não sabe, mas o Picasa é um programa pago, por isso tem um limite de mais ou menos 5000MB de imagens para ser usado. Depois que você atinge esse limite, você não pode mais fazer upload de imagens no Picasa, a menos que pague para expandir esse limite.


Mas como saber quando espaço ainda tenho? 
Vá no seu Álbum do Picasa, desça a página até aparecer uma mensagem que diz: "no momento você está usando..." Na minha conta, aparece o seguinte:
No momento você está usando 88 MB (1,73%) de seus 5120 MB. Mais espaço...
Deu para ver que uso bem pouco né? Pode parecer impossível chegar ao limite de imagens, mas com o tempo, é possível atingir esse limite sim. Principalmente se você usa muitas imagens em suas postagens ou se salva as imagens no Picasa mesmo. 

Como fazer para não atingir esse limite?
Procure sempre fazer upload de imagens pesadas, como papéis de parede, imagens em PNG ou imagens muito grandes em sites de uploads de imagens (no fim do post tem uma lista com esses sites). Se você vincular sua conta do Blogger com o Google Plus esse limite amenta. Não tenho certeza, mas acho que se você tiver orkut esse limite aumenta também (as imagens das redes sociais do Google hospedam as imagens no Picasa). Procure sempre deletar imagens que não são mais usadas. Se você exclui um post, delete as imagens relacionadas a ele.
Atenção: se você deletar uma imagem, você perde ela completamente. Se deletar uma imagem usada em uma postagem, a imagem vai ser substituída por um quadrado branco com um círculo no meio, por isso só delete o que você tem certeza que não vai usar mais.

Assim que sua imagem fica se deletada
Deletei a imagem errada, dá para recuperar?
Não. O único modo de recuperar uma imagem quando ela é excluída é fazendo o upload de novo. Se você não tem mais a imagem no PC, sinto muito, sua imagem já era. 
Tomem cuidado quando for deletar as coisas!

Minha conta atingiu o limite. E agora?
Não entre em pânico. Não é o fim do mundo. Você pode fazer muitas coisas para driblar isso. 
1-Use sites de uploads de imagens: Você pode continuar fazendo upload das suas imagens em outros sites e usando em seus posts pelo blogger. Basta clicar em inserir imagem de uma URL. Caso você ache isso muito cansativo, e quer continuar fazendo upload de imagens normalmente, você tem outras opções:
2-Crie um nova conta no blogger: Isso mesmo. Uma conta nova no blogger vai ter o mesmo espaço que sua conta, pois é nova. Basta você colocar sua nova conta como autor ou administrador do seu blog, e postar por ela. Se você colocar a mesma foto, descrição e configurações no perfil, seus leitores nem vão perceber que é outra conta. E o melhor: vai poder seguir mais 300 blogs, porque o GFC também tem limite de blogs para seguir.
3-Refaça o upload de imagens antigas: Dê uma olhada no seu blog, faça uma faxina. Veja imagens grandes, pesadas, que não são usadas mais (já falei sobre isso antes) e delete. Caso precise das imagens, faça o upload em sites de imagens e coloque de novo. Se você colocar apenas imagens pequenas em seu Picasa, vai sobrar espaço para milhares de imagens.
4-Pague para aumentar seu limite: Você pode também pagar para aumentar o limite de armazenamento  Assim você não precisa se preocupar com mais nada. O preço não é muito caro, mas o pagamento é mensal, e se você deixar de pagar, o Picasa vai excluir suas imagens até voltar ao limite grátis. Eu já falei o que acontece com imagens excluídas né?

Agora que você viu o problema do limite do Picasa, conheça alguns sites para hospedar imagens:


Sites para hospedar imagens


ImageShack é um dos sites mais conhecidos de uploads de imagens. Sempre que você ver um post sobre esse assunto, esse site vai estar na lista. O servidor é ótimo, eu mesma usei por bastante tempo. O upload é rápido, a linguagem é em português, muito fácil de mexer. Possui opção de se cadastrar ou de fazer upload sem cadastro. É ótimo. Mas tem um problema (sempre tem um mas né?). Usei esse site por bastante tempo, e um dos motivos de eu ter parado de usar é que as imagens somem depois de um tempo, principalmente se você não fizer o cadastro no site. Sempre que isso acontece um sapo congelado aparece no lugar da imagem, e acredite em mim, é de morrer de raiva quando um Template seu, perfeito, aparece cheio de sapos congelados. 
E acredite em mim, ter uma conta não vai salvar suas imagens de ir para o Limbo, apesar de ser raro isso acontecer. 

Imgur é um site bem parecido com o ImageShack. Comecei a usar esse depois que minhas imagens se transformaram em picolés. Dá para fazer o upload de imagens sem cadastrar, o que é ótimo para preguiçosos. Mas não garanto que elas não somem, mesmo nunca tendo visto isso acontecer. Dá para fazer cadastro, mudar a privacidade de seus álbuns  escolher um nome de usuário, bloquear pessoas e muitas outras coisas. O único defeito é que ele é em inglês, e eu não consegui trocar a linguagem. Mesmo assim ele é bem fácil de mexer e dá para fazer upload de várias imagens ao mesmo tempo com muita facilidade.
Esse site também tem um limite de imagens para fazer upload, mas não sei quanto é.

O Photobucket também é bem conhecido e eu já vi vários blogueiros usando. Uma grande vantagem é poder fazer login com as redes sociais, como o Facebook e o Twitter. As imagens ficam em segurança, pois só quem tem conta pode fuçar em seus álbuns. Ele é muito simples de mexer e faz upload bem rápido. Dá para fazer upload de gifs animados, o que é bem difícil de achar nesse tipo de site, pois os gifs ficam estativos. 

O Flickr, apesar de ser mais um site para guardar fotos, também serve para hospedar imagem, basta pegar o link direto delas e acrescentar onde quiser. Também serve para hospedar vídeos, o que é ótimo para quem gosta de fazer tutoriais e postagens do tipo. Ouvi dizer que não é bom para hospedar imagens usadas no Template, como por exemplo uma barrinha divisória. Mas eu nunca testei, então fica a seu critério usar ou não.

O Facebook é um ótimo site para hospedar imagens. Pois nossos álbuns ficam salvos e seguros no Perfil. Além de ser fácil fazer upload, você pode mudar as configurações do seu Álbum para ninguém ver, ou se quiser, pode deixar todo mundo olhando, o que vai ajudar a divulgar seu blog. Ideal para portfólios e imagens simples. O único defeito é que não suporta gifs animados e imagens com fundo transparente ficam com o fundo branco. 

O Tumblr também é outra rede social perfeita para fazer upload de imagens. Você pode armazenar gifs, imagens com fundo transparente, imagens estáticas com qualidade excelente. E elas vão ficar bem seguras no seu Tumblr. Além de imagens, você pode fazer upload de arquivos JavaScript para usar em Templates. Mesmo sendo uma rede social, o Tumblr é ótimo para hospedar arquivos.


Esses são os principais sites que conheço, os melhores. Todos eles, infelizmente, tem seus defeitos. Sites como o ImageShack e o Imgur costumam ter reset, fazendo sua imagem sumir. Para quem quer fazer um backup, é melhor usar sites como o Photobucket, mas quem quer apenas uma imagem para depois deixar jogada, o ImageShack e o Imgur são os melhores.

Se vocês tiverem dúvidas, falem comigo. E caso conheça outros sites, me conte sobre eles, vou adorar conhecer;


Meus querides! Caso vocês gostem desse blog e queiram continuar me acompanhando, eu ainda escrevo, mas em outro blog. Não posto apenas tutoriais, mas continuo escrevendo e falando de vários assuntos, inclusive a blogosfera. Caso queira visitar (sério ótimo uma visita): clique aqui para ir ao blog Serenar

2 comentários:

  1. Eu sempre usei o ImageShack, mas depois percebi que, quando as imagens são muito nítidas elas ficam apagadas depois de hospedar. Quando estou criando um layout, vou colocando hospedando as imagens em um post, rs'.

    ResponderExcluir

Seja educado, não use palavras ofensivas ou de baixo calão;
Comente algo relacionado ao post, para outros assuntos use a ask;
Obrigada e volte sempre!