29 de ago de 2013

Diário de uma estudante irritante #3 - O lado ruim de ser inteligente

Não me atirem pedras! Existe sim um lado ruim em ser inteligente (existe um lado ruim em tudo!), e é por isso que depois de sumir um pouquinho, vim apresentar esse lado a vocês. Primeiramente, gostaria de dizer que todo mundo é inteligente, isso é claro, podemos notar lendo o significado da palavra no dicionário, que diz (entre outras coisas) que "a inteligência distingue o homem do animal". Se você não é um animal, parabéns, você é inteligente. Mas nós popularizamos de alguma forma o termo, dando a ele o sentido de saber tudo, entender tudo, ter habilidade, ter facilidade para o aprendizado, etc. Para esse post, estarei usando o sentido de "ter facilidade para aprender", que é o que se encaixa no contexto e o que tem a ver com o que vou falar. E é claro, o ambiente que cito é a escola minha coluna é escolar caramba!
Resumindo: Nesse post vou falar sobre o lado ruim de ser inteligente na escola, que a maioria das pessoas não conhece, ou finge não conhecer. 


1- Sem piadas para você, colega: "Já vou fazer amizade com o pessoal do 2º ano, porque ano que vem estou estudando com eles rs" (espero que tenham entendido a piada). Coloquei isso como o primeiro item porque não poder fazer piadas do tipo "sou burro" é o de menos. Mas é uma coisa chata de qualquer maneira. Você, inteligente, está lá, na rodinha com os amigos, e todos eles fazendo piadas sobre não passar de ano, cantando Química, e você... bem, o que você faz? Todo mundo sabe que suas notas são boas, que você é um cara (ou "uma" cara) inteligente, aprende tudo com facilidade, nem dá para fazer piadas. O jeito é só ouvir mesmo. Mas ficar só ouvindo nem é tão ruim, se você tiver quem ouvir. Às vezes, nem isso você tem, então passaremos logo ao número dois:

2- Não ter amigos: "Já reparou como toda pessoa inteligente é esquisita?" O inteligente desse item está mais para o "tenho minha própria visão do mundo" do que para o "aprendo tudo com facilidade". Uma das grandes desvantagens de ser inteligente é que é difícil achar alguém que te compreenda. É difícil achar alguém que não te ache esquisito, que goste de você. E isso acaba te deixando sem amigos. O que não seria tão ruim, não fosse o que eu disse no post passado, ser anti-social na escola não é legal. Também é muito ruim falar com uma pessoa não-tão-inteligente-quanto-você porque ela não te entende, aí você se sente como se estivesse falando chinês para um americano. Isso se ela não morrer de tédio no meio da conversa.

3- Passar cola (porque quem não cola não sai da escola): "Me passa a resposta da 1 aê, mano" E são exatamente essas palavras que ouço em todas as provas que faço na minha turma, trocando apenas o "mano" por Lisa, ou mana, dependendo da pessoa. É simplesmente um saco passar respostas para os outros! Há quem diga que gostaria de saber para poder repassar, mas não sabe como isso é ruim. Primeiramente, a maioria das pessoas te interrompem no meio do seu raciocínio pra pedir resposta de um questão que você nem fez (ou que já fez há muito tempo), "segundamente", não adianta falar que não sabe ou que não vai passar, eles querem a resposta de qualquer maneira, mesmo que seja errada, e por último, eles sabem que sua fama já diz tudo, então não existe outra pessoa para pedir cola, só você. O pior é passar cola em prova de exatas, onde você tem que explicar quantos zeros tem o número mil (acreditem, passei por essa situação no primeiro ano) ou o que é X ao quadrado. E nas provas de humanas, passar cola de questões abertas é muito chato, mesmo quando o professor finge não ouvir pra não tirar pontos. Resumindo: passar cola é ruim, e tudo só piora quando o professor te tira do seu lugar para que você não faça isso.

4- Ser um chato: "Não é eu truxe, é eu trouxe" Corrigir erros! Quem nunca? Eu sei, eu admito, sou viciada nisso. Odeio quando ouço alguém falando errado, seja lá o que for. Escrever então! E quando alguém faz contas errado? Por favor, não vou falar mais nisso, é tortura! Brincadeiras a parte, ser inteligente pode acabar virando sinônimo de ser chato, dependendo de como você age. Alguns inteligentes nunca admitem erros, vivem exibindo tudo o que sabe, tiram onda pra lá e pra cá, e bom, são os caras mais chatos que existem! Como diz sabiamente um amigo meu: "gosto de conversar com gente burra, ao menos eles nunca me corrigem". Muitos inteligentes acabam se passando por chatos, e isso é muito, muito ruim! 

5- Os puxa-sacos: "Sou eu quem vou fazer trabalho com fulano" E mais uma vez vamos alterar o sentido de inteligente (viu como uma palavra pode significar muitas coisas?), aqui inteligente terá o sentido de "sei fazer tudo", e não os citados anteriormente. A verdade é que gente inteligente atraí muita gente puxa-saco, e isso seria até bom, não fosse os puxa-sacos só aparecerem em épocas de provas, de trabalho ou exercícios. Conheço gente que me enche o saco na escola pedindo dever pronto, mas que na rua simplesmente não me conhece. Nem olham na minha cara! Isso é muito chato, e talvez seja essa a pior coisa em ser inteligente, você sabe que aquelas pessoas não ligam para você, só estão do seu lado por puro interesse. Querem apenas o que você sabe, para ajudá-las quando elas precisam. Acho que talvez seja essa a única vantagem de ser burro: você sabe que, se uma pessoa senta ao seu lado, é porque gosta de você, e não para esticar o pescoço na hora da prova. Algumas são tão caras-de-pau que nem se dão ao trabalho de falar com você antes de uma prova, só na hora de pedir cola mesmo. Haja paciência.

Eu escreveria mais itens, só que não vou fazer isso porque o post vai ficar grande demais, e eu já percebi que recebo pouquíssimos comentários em posts gigantes ~indo chorar no cantinho~ Por isso vou deixar apenas cinco itens mesmo, para combinar com o último post que escrevi (perceberam que usei a mesma formatação? gostei do comentário depois do item). Espero que estejam gostando da minha coluna, e se vocês tiverem alguma sugestão, aceito todas :)

Bônus: a pior coisa em ser inteligente é que se você admitir que é inteligente (ou escrever um post como esse), as pessoas vão pensar que você está tirando onda. Mas isso não é verdade.




19 comentários:

  1. Uau, concordo com TUDO! Minha época escolar foi exatamente assim: pessoas me pedindo cola (e por muitas vezes eu passei errado para a pessoa parar de me incomodar), pessoas tirando proveito do meu intelecto ("Bruna, sua linda, faz o trabalho comigo?", frase que eu traduzi para "Nerd, faz o trabalho pra mim") etc...
    Eu não gosto muito de dizer "sou inteligente", mas já me chamaram disso e eu simplesmente respondi "estou no caminho". Acho que quando você se acomoda e diz que é inteligente você "estaciona" ali e não busca saber mais. Então eu posso estar no caminho da inteligência, mas nunca serei o bastante xD
    Gostei do post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, é exatamente desse jeito. "Faz o trabalho para mim" já resumiria tudo, no final quem acabava fazendo tudo era você né? Sei como é isso ushaushuahus'

      Eu concordo com você, quando a gente admite alguma coisa assim, fica estacionado. Gostei da sua resposta, vou passar a usar ^^

      Excluir
  2. Lol? Eu sou inteligente desde de pequena, sempre também fui muito curiosa e eu mesma me chamo de 'Banco de Dados' e de fez em quando de 'Processador', é que eu sei muita informação considerada 'inútil', normalmente, quando eu acho alguma coisa interessante, eu nunca esqueço. A mesma coisa se aplica as matérias, eu gosto de todas da escola, acho todas interessante, gosto de ver os professores explicando, fazer várias perguntas, coisas que eles deixaram passar despercebido, tudinho ><

    Eu acho que sou o tipo de 'puxa-saco' dos professores, por que se deixarem, eu fico horas conversando com os professores sobre a matéria, e eu falo mesmo, a maioria das perguntas dos professores eu já sie a resposta, só não falo para não ser mais chata, mas eu também respondo quase tudo e3e'

    Odeio quando me pedem para passar cola, e pior que acabo passando, odeio em matemática, é sério, é muito ruim, por que eu amo matemática, e simples a hora da prova é a minha hora sagrada, eu prefiro deixar a pessoa no vácuo do que falar com ela na prova de matemática.

    Também odeio quando estou fazendo a prova, o cara senta da minha frente, vira apra trás "Ah, essa tá errada, eu marquei outra" "Te perguntei alguma coisa?", ainda pago de inteligente medita e3e'

    Acho que coloquei um monte de coisa nada haver, mas deixa quieto -qqqqq'
    http://asiansicons.blogspot.com.br/ ~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto de todas as matérias, menos ed física (sou um lixo em esportes), é legal ver os professores explicando as coisas, mais legal ainda quando você entende ^^

      Não sou de responder, admiro sua coragem. Tenho medo de parecer sabe-tudo \o/

      Eu também passo, não dá para dizer não para meus colegas, elas insistem até você perder a paciência.
      Essa de falar que está errada foi foda, dá vontade de espancar a pessoa né?

      Tudo haver seu comentário ;)

      Excluir
  3. Não concordo com essa descrição do dicionário de que o homem não é um tipo de animal e que só nós temos inteligencia, como se fosse algo exclusivo nosso, acho que isso é ignorância humana. Todos os animais tem inteligencia, mas é diferente da nossa... assim como tem culturas diferentes, modos de pensar. Enfim.
    Eu sofro com essa história das pessoas não me entenderem, mas eu tenho minha 'panelinha'. E, como sou muito tagarela, as vezes cito coisas muito nada a ver e as pessoas ficam me olhando tipo: "O que é que essa doida tá falando?", mas eu já me acostumei, rs'.
    Eu não costumo passar resposta, quando as pessoas me pedem eu simplesmente digo não... E não adianta insistir, porque eu não passo de maneira alguma. As pessoas pararam a algum tempo de me pedir cola, acho que é por isso.
    Eu tbm tenho essa mania de corrigir. Só não saio corrigindo todo mundo da Blogosfera pq eu tbm cometo alguns erros fatais (mas, a vontade de ir até blogs de moda e corrigir erros, prevalece). E quando me pedem pra ajudar em uma lição? Cara, é um desastre! As pessoas não querem que você ajude, elas querem que você passe a cola, e isso é muito diferente de ajudar. Toda vez que TENTO ajudar alguém, vou ensinar COMO faz e não mostrar meu caderno. Mas, na maioria das vezes, depois de 10 minutos, eu desisto de ajudar e deixo a pessoa se virar ou pedir pra outro e.e'
    Acho que a coisa mais chata é te chamarem de nerd, nerd não é ser inteligente, nerd é outra coisa, mas isso já é outro assunto.
    Vou ir comentar lá no post sobre timidez ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, sobre a inteligência do animal e tal. Mas o dicionário diz quase isso, eu que peguei o significado pela metade. Lá está assim: "Faculdade de conhecer, de compreender: a inteligência distingue o homem do animal." A faculdade de conhecer e compreender que distingue o homem do animal. O conhecimento, sabe?

      Acho que isso acontece com todo mundo que fala sobre uma coisa que ninguém entende, as pessoas acham que estão falando com um doido! ushuahs'

      Sorte a sua de não passar resposta, e também de ninguém te pedir. Eu devia ter dito não na primeira vez que me pediram cola ushaushu'

      Eu só não corrijo porque um dia percebi que um colega estava com medo de conversar no chat do facebook comigo por causa disso, ele estava com medo que eu ficasse corrigindo ele (nem corrijo em chat, ora!). Aí parei, não quero ser chata >.<

      Já tentaram me passar para trás com essa de "ajudar", no fim você acaba fazendo tudo e a pessoa só copiando. Ajudar... sei.

      Excluir
  4. Olá!!!, Deus te abençoe bom final de semana, amiga é as pessoa só gostam de tudo fácil, o NÃO, É O MELHOR RESULTADOS PARA AQUELE QUE GOSTA DE COISA FÁCIL. o seu blog é maravilhoso continue assim, S-U-C-E-S-S-O
    Já estou te seguindo, aguardo a retribuição.
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
    Fanpage: https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?ref=ts&fref=ts
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, não é a melhor resposta :)

      Excluir
  5. Parei de ler em "inteligente". Passe na cara! UIHSAIUHSIAHUIUSHAIUS'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ushaushuashuu' foi exatamente isso que disse na última linha!

      Excluir
  6. Acho que o nome do meu blog é por causa do tópico 2. Digamos que sou uma passoa difícil de fazer amizades, mas quando consigo uma em que eu confie, sou até apegada. Eu sou isolada do mundo até ter prova, por que ai todo mundo quer sentar ao meu redor. E o "Bônus", só faltou uma coisa, aquelas pessoas que diz que você está pagando de Nerd ou coisas do tipo!

    Com carinho, Ammy | SEMPRE FUI ESTRANHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora entendi o nome do blog, bom saber que é por isso ^^

      É mesmo, nem pensei nisso, na verdade. Mas tem mesmo esse lado ruim, obrigada por lembrar!

      Excluir
  7. AUSHUAHUS' Concordo com tudo >33<
    Eu nunca consigo fazer uma prova em paz que sempre têm um espertinho me pedindo cola -q
    Beijos ~ Say-Chan
    Sea of Html

    ResponderExcluir
  8. Realmente, acho que você resumiu a minha situação em um post. É super difícil achar alguém que fale a mesma linguagem ou te entenda completamente.. e os erros de português me matam por dentro.

    Atualmente eu estou no primeiro ano do curso de psicologia e eu sempre esperei encontrar pessoas com quem eu me identificasse na faculdade, mas eu acabei vendo que foi só uma ilusão mesmo.

    As pessoas que eu acabei encontrando não são muito do tipo que gostam de ler e se inteirar sobre os acontecimentos do mundo e é melhor eu nem comentar o que eles acham sobre a arte, mas enfim.. Um dia a gente tava tendo aula de psicologia do desenvolvimento (que fala sobre o desenvolvimento do ser humano durante a sua vida e blá blá blá) e minha professora comentou que algumas pessoas tem mais facilidade no aprendizado por conta de estímulos que os pais deram na infância, mas não era uma coisa geral entende? (até pq eu sempre gostei de ler e escrever e minha mãe nunca me ensinou, acabei aprendendo sozinha lendo gibi e praticando caligrafia em caderninhos engraçados)

    Ai minha "amiga" virou para mim e falou: "Agora entendo pq você sempre tira notas boas, sua mãe que fez isso por você", eu fiquei no mínimo indignada na hora e me perguntei como uma pessoa que tira conclusões como essa está fazendo curso de psicologia .-.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que não encontrou? Eu pretendo fazer psicologia depois de me formar, e sempre pensei que teria bastante gente como eu na faculdade, por causa do perfil de gente que faz esse curso e tal. =/

      Entendo perfeitamente, minha mãe e meu pai nunca me incentivaram a escrever, nem ler, nem nada, para ser sincera, mas cá estou eu.

      Que conclusão horrível! Imagina uma pessoa dessas dentro de um consultório com um paciente? Coitado!

      Excluir
  9. Sofro de tudo isso T^T E o pior que eles acham que somos os 'queridinho' os professores e ficam nos xingando. Mas eu sou uma nerd mais maluca, então quando zoam comigo, retribuo com uma tirada que os fazem terem remorsos de terem nascido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, essa de queridinho também é chato.

      ushaushau' você tem que me ensinar umas tiradas!

      Excluir
  10. Parece que é automático: se você é inteligente, não tem amigos. Não porque é chato, e sim por simplesmente ser inteligente. As pessoas inteligentes pensam antes de agir, dizem seu porquê pra não fazer tal coisa e detestam dar problemas na escola. Os burros não, eles fazem tudo que querem e quando vão pra diretoria choram. Simples assim.
    Eu sou chamada de estranha ou de nerd por gostar de livros. Vivo soltando algo sobre Harry Potter ou falando "deuses do Egito!" por causa de A Pirâmide Vermelha, e por isso dizem tirando uma de minha cara. ODEIO A MINHA ESCOLA E ODEIO ESSES IDIOTAS!
    Kiss ~
    sibeleekpop.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja educado, não use palavras ofensivas ou de baixo calão;
Comente algo relacionado ao post, para outros assuntos use a ask;
Obrigada e volte sempre!