29 de dez. de 2012

Organizando seus Materiais

Oi pessoal! Escrevi esse post há muito tempo, eu iria postar antes dos utilitários, mas infelizmente eu me esqueci dele (tenho muitos posts em rascunho). Bom, é uma dica que eu queria dar, um modo de organizar seus materiais. Quando comecei a mexer com edições, não fazia isso. Minha pasta virou uma bagunça e eu tive que gastar horas organizando tudo. Não deixem pra depois, ou então a bagunça só aumenta, igual uma bola de neve. É importante seguir o tutorial passo a passo antes de ir colocando suas coisas, claro que você pode alterar como quiser, isso é só uma sugestão. Vamos lá:
1- Crie uma pasta chamada "Materiais". Nessa pasta vai ficar todas as suas coisas. (Você pode criar a pasta onde quiser).

2- Dentro dessa pasta, crie 18 novas pastas, com os nomes a seguir:

Avatares - Aqui vai ficar seus avatares
Actions - Aqui vai ficar suas actions (ações) do Photoshop
Backgrounds - Aqui vai ficar seus Backgrounds (Planos de fundo)
Bases - Aqui vai ficar suas bases semi-prontas (aquelas em preto e branco)
Bases prontas - Aqui você coloca as bases prontas, já com a imagem
Brushes - Aqui você coloca seus brushes (vetores)
Blog - Nessa pasta você coloca as coisas do seu blog
C4D - Aqui vai ficar suas C4D's
Curves - Aqui vai ficar as Curves (curvas) do seu Photoshop *muitos blogs não postam isso, mas é bom deixar a pasta caso você baixe alguma.
Styles - Aqui você vai colocar os Styles (estilos) do Photoshop
Patterns - Aqui vai ficar as Patterns
Shapes - Aqui vai ficar os Shapes *caso não saiba o que é, vou explicar a função de todas essas coisas em breve.
Pincés/Brushes - Aqui vai ficar os Brushes (Pincéis) do photoshop
Luz - Aqui vai ficar os fios e pontos de luz
PSD's - Aqui você salva os PSD's (o formato do arquivo do Photoshop)
Png's - Aqui vai ficar suas Pngs (render).
Texturas - Aqui vai ficar as texturas.
Fontes - Aqui vai ficar suas fontes.

Separando por categorias. 

3- Dentro da pasta Backgrounds, crie pastas com o nome das cores que são comuns nesse tipo de imagem. Por exemplo: verde, azul, rosa, cinza, roxo, preto, branco, etc. Eu separei os Backgrounds com desenho em uma pasta, listrados em outra, etc. Veja o print da minha pasta de Backgrounds:

Clique para ver maior
Você pode fazer como eu ou do seu jeito. Algumas imagens tem cores parecidas com as outras, para não fazer uma pasta só para um arquivo, coloquei junto com outro. Eu costumo dizer que o nome da pasta deveria ser "tons de:" Porque tem várias tonalidades das cores que separei.

4- Na pasta Brushes, separe seus arquivos com categorias também. Você pode separar por cor, tema, tipo, pacotes, etc. Veja um print da minha pasta:

Clique para ver maior
Algumas pastas vocês não vão entender, mas na minha cabeça, tudo tem sentido. Eu consigo encontrar um Brushe de uma casa por exemplo, em menos de um minuto. Algumas pastas contém também subpastas, pois eu me perco quando tem muitas coisas em um lugar só. 

5- Na pasta blog, crie 13 novas pastas, com os nomes a seguir:

Imagens para posts - Aqui você coloca suas imagens para posts
Setas de voltar ao topo - Aqui você coloca suas setas de voltar ao topo
Imagem para afiliados - Se quiser, crie novas pastas aqui dentro e separe as imagens por tamanho.
Título dos Gadgets - Aqui você coloca imagens para título dos Gadgets (como ribbons, faixinhas, etc.)
Cabeçalhos editáveis - Aqui vai ficar seus cabeçalhos editáveis
Templates - Aqui vai ficar seus Templates. Aconselho a separá-los por pastas.
Barrinhas Divisórias - Aqui vai ficar suas barrinhas, caso você tenha costume de salvá-las
Favicons - Aqui vai ficar seus favicons
Imagens para anterior, próxima, home - Se quiser colocar outro nome fique a vontade
Imagens para leia mais - É bom deixar essas imagens separadas para facilitar na hora de personalizar um Template.
Imagens para blockquote - Eu não tinha essa pasta, mas tive que cria-la depois de um tempo.
Imagens para comente - Aqui vai ficar aquelas imagens para colocar no lugar de "postar um comentário"
Outros - Coloque aqui outros tipos de imagens.

Só para lembrar, eu aconselho a criar uma pasta separada para o próprio blog, de preferencia com o nome dele. Assim você pode salvar seu banner, imagens que usou no Template, postagens, etc. de forma organizada. Não vou postar print da minha pasta porque acho desnecessário.

6- Na pasta C4D, crie 4 novas pastas, com os nomes a seguir: 

Abstract - Aqui vai ficar as C4d's em geral, que não se encaixam nas outras categorias.
Bubbles - Aqui vai ficar as C4D's Bubbles (elas tem a forma de bolhas)
Illy Swirls - Aqui vai ficar as C4D's Illy Swirls (elas são imagens cheias de curvas)
Nébulas - Aqui vai ficar as C4d's Nébulas (o proprio nome já explica, eu acho)
Wire Frames - Aqui vai ficar as C4D's Wire Frames (são C4D's sem cor, como se fosse um esboço das outras).


Não conheço muita gente que usa C4D's, mas elas dão um efeito bem legal nas imagens, principalmente as nébulas. Futuramente vou postar as imagens e vocês vão poder ver a diferença.

7- Na pasta luz, crie 3 novas pastas, com os nomes a seguir:

Fios de luz - Aqui você coloca seus fios de luz
Pontos de luz - Aqui você coloca seus pontos de luz
Letras em luz - Aqui você coloca as letras em luz.

Se quiser, pode colocar as texturas de luz aqui também, vai de acordo com a preferência.

8- Na pasta png's, crie categorias diferentes para suas Pngs. Como por exemplo: nomes de animes, nome dos personagens, sexo do personagem da Png, tema da png, etc. Eu uso categorias como estas: anime boy, anime girl, nome do anime, hallowen (tema da png), vocaloid, etc. Veja um print:

Clique para ver maior
A pasta "sobras" são as Png's com um tema que só tenho uma imagem. Como eu disse que sempre me perco, separei elas dentro dessa pasta. A pasta "outras" fica Png's que não consegui enquadrar em nenhuma categoria. A pasta "originais" são as que eu fiz.

9- Se você tiver bastante texturas, pode separá-las por categoria também. A maioria das pessoas só tem texturas de luz, por isso sugeri criar a pasta para elas junto com os fios de luz. Eu tenho outras texturas, que também são muito úteis e usadas da mesma maneira que as texturas de luz. Print Screen da minha pasta de texturas:
Clique para ampliar
10- Se quiser, na pasta fontes, crie uma pasta com o nome de "favoritas" para separar as fontes que mais gosta. Vai ser muito útil na hora de criar os cabeçalhos.

Agora que você seguiu (ou não) todos os passos do tutorial, é só colocar cada coisa no seu devido lugar. Depois, quando for procurar por elas (ou até colocar mais) , já sabe onde está tudo. Você vai ver como fica muito mais fácil fazer uma edição. Espero que tenham gostado do tutorial, beijos e até a próxima!
Meus querides! Caso vocês gostem desse blog e queiram continuar me acompanhando, eu ainda escrevo, mas em outro blog. Não posto apenas tutoriais, mas continuo escrevendo e falando de vários assuntos, inclusive a blogosfera. Caso queira visitar (sério ótimo uma visita): clique aqui para ir ao blog Serenar

3 comentários:

  1. Nossa! Você é realmente muito organizada!! Minhas coisas ficam todas espalhadas, organizadas só pelos nomes, como "brushes", "patterns" e assim vai... Preciso seguir suas dicas e me organizar melhor.

    Adorei seu blog e estou te seguindo, se puder seguir o meu de volta eu agradeço.
    http://quaseatoa.blogspot.com/

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahha sou um pouco. Eu deixava tudo espalhado, mas aí começou a ficar dificil encontrar as coisas ^^

      Excluir
  2. As minhas pastas são organizadas, mas não tanto quanto as suas, meu Deus, deve ter demorado tanto tempo pra fazer tudo.
    Vou seguir a sua dica de separar as fontes favoritas, as minhas são uma bagunça só, eu tenho que ter muita paciência para achar uma só, pois tenho 137 fontes.
    Eu nunca soube o que são C4D'S, alguém me explica? rs'

    Bjos !!

    ResponderExcluir

Seja educado, não use palavras ofensivas ou de baixo calão;
Comente algo relacionado ao post, para outros assuntos use a ask;
Obrigada e volte sempre!